VINTAGE – Um sistema amigável de suporte à decisão para uma gestão integrada da vinha

O projeto * Vintage visa fornecer aos utilizadores finais uma solução de baixo custo e de fácil utilização, tendo por base uma gestão integrada da vinha a fim de apoiar os produtores de vinho em todo o ciclo de vida, desde a instalação até a colheita.

 

O objetivo principal do projeto é a redução de problemas de variabilidade anual com a aplicação de tecnologias de informação, maximizando o potencial enológico das vinhas e fornecendo aos viticultores informação actualizada e contínua, através de uma interface amigável e uma solução avançada para o suporte de decisão.

 

Neste âmbito, quatro relevantes Associações Europeias do sector do vinho: Vignaioli Piemontesi (Itália), Grupo de Empresas Vinícolas De Rioja (Espanha), Bureau Interprofessionnel des Vins de Bourgogne (França) e Associação Nacional das Denominações de Origem Vitivinícolas (Portugal) decidiram trabalhar em conjunto no projeto VINTAGE a fim de apoiar os seus associados no aumento da sua competitividade e, consequentemente garantir que o sector do vinho europeu continue a manter um papel fundamental a nível mundial.

 

Para mais informações ou atualizações sobre o projeto estão disponíveis no seguinte endereço: http://www.vintage-project.eu/

* O projecto de investigação em questão recebeu fundos da União Europeia gerido pela REA - Research Executive Agency, FP7/2007 – 2013, Grant Agreement no. 286608.