Resultado do concurso de Vinhos do Algarve 2016

Realizado na passada segunda feira no Convento de São José em Lagoa, o  IX Concurso de Vinhos do Algarve foi aberto a vinhos brancos, rosados e tintos.

Promovido pela CVA, em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa e a Associação dos Escanções de Portugal, o concurso teve por objectivo a atribuição de distinções aos melhores vinhos engarrafados no Algarve.

O júri do concurso formado por especialistas escanções nacionais, atribuiu medalhas a 25 dos 81 vinhos a concurso, que representaram 20 produtores da região.


A CVA agradece a participação massiva dos produtores de Vinhos do Algarve, com um número recorde de vinhos em prova e felicita todos os produtores concorrentes com particular destaque para os que viram os seus vinhos medalhados.

Paralelamente ao concurso, a CVA realizou uma "Press tour" por três quintas algarvias; Quinta do Francês, Quinta da Vinha e a Adega do Cantor, para dar a conhecer a realidade e as potencialidades do Algarve, não só no que toca à produção de vinho, em crescendo, mas também a soluções de enoturismo, sectores que contribuem para o reforço da economia na região.

A comitiva de 15 jornalistas - de vários órgãos de comunicação social nacional e regional - pôde testemunhar a qualidade e particularidade dos diversos néctares produzidos pelo Algarve.  Não só dos produtores visitados, mas também dos vinhos servidos durante o jantar convívio (realizado na véspera do concurso)  e, após as provas cegas, ao almoço que reuniu o júri, jornalistas e convidados, na sala de prova da Quinta da Vinha, em que os vinhos Cabrita, foram servidos, perfeitamente harmonizados com as entradas compostas por Xerém de Berbigão, Favas à Algarvia e os típicos Carapaus Alimados com Batata Doce de Aljezur a que se seguiu o almoço, uma Cataplana à Algarvia, rematado com a sobremesa; um misto de Figo e Alfarroba.

Os prémios do IX Concurso de Vinhos do Algarve 2016 serão entregues em cerimónia posterior, por ocasião da Fatacil.

Veja

.