Vinhos

Na região do Algarve produzem-se vinhos tintos, brancos, rosados, espumantes e licorosos.

São produzidos e certificados vinhos com 4 Denominações de Origem (Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira) e com a designação IG Algarve (Indicação Geográfica).

Os Vinhos do Algarve caracterizam-se pela sua elegância (nos tintos) e grande frescura (brancos).

– São As características únicas da região, que definem os seus vinhos –

O sistema montanhoso, a extensa costa algarvia e a influência mediterrânica e atlântica do seu clima são as características que marcam os Vinhos do Algarve.

Na região, a cultura da vinha coexiste com árvores de fruto tradicionais no Algarve, como a figueira, amendoeira e alfarrobeira.

Estas condições têm igualmente implicação na completa maturação das uvas, com influência direta na qualidade dos vinhos, ao nível da suavidade, doçura e expressão aromática das castas, com aplicação às três categorias de produto: Vinho, Vinho Licoroso e Vinho Espumante.

As características do solo, a exposição solar, o clima e a envolvência das Serras a norte, a influência marítima e os fatores humanos traduzidos nas práticas culturais e seleção das castas, permitem a produção do vinho com Indicação Geográfica Algarve.

– Os vinhos tintos –

Produzidos a partir de castas autóctones, como a Negra Mole, e outras castas tradicionais e internacionais, perfeitamente adaptadas ao terror da região do Algarve, resultam na sua maioria, de um lote de várias castas com uma complexidade e riqueza, o que lhes imprime um perfil característico do Algarve, existindo ainda bons vinhos monovarietais. Os vinhos com Indicação Geográfica Algarve tintos são suaves, apresentando-se com perceção doce, untuosa e alcoólica, com pouca acidez e suave adstringência, que resulta das elevadas temperaturas que caraterizam o clima da região.

– Os vinhos brancos –

São produzidos por lotação de várias castas ou monovarietais. São normalmente delicados e suaves, doces e ligeiramente alcoólicos, muito frutados e com acidez ligeira. Podem evidenciar estágio em madeira.

– Os vinhos rosés –

Produzidos a partir de uma maceração ligeira de uvas tintas, apresentam uma cor rosada e são aromáticos, mas suaves e doces com acidez ligeira.

– os vinhos licorosos – 

A região do Algarve tem uma longa tradição na produção de licorosos. Até a aguardente surgir no século XVII, faziam-se vinhos de uva passa, uma tradição do mediterrâneo. As uvas eram colocadas a secar ao sol para ganhar concentração e açúcar.

    • Nos vinhos Licorosos com Indicação Geográfica Algarve branco doce, a casta Moscatel sempre foi a mais utilizada para este tipo de produto que apresentam uma cor dourada, com aromas florais, a mel e geleia.
    • Os vinhos Licorosos com Indicação geográfica Algarve branco seco, produzidos a partir da casta Crato Branco/Siria, apresentam uma cor alambre com aroma a frutos secos. O sabor é completamente seco, complexo e elegante e termina com um final de boca prolongado.
    • Os vinhos Licorosos com Indicação Geográfica Algarve tinto doce, produzidos essencialmente das castas Negra Mole, Castelão e Trincadeira, plantadas em solos frano-arenosos, apresentam cor granada escura, aroma a frutos secos e a fruta confitada, muito elegantes e macios.
– os Vinhos Espumantes –

Com Indicação Geográfica Algarve, os vinhos mais jovens apresentam aromas florais ou frutados, enquanto os mais envelhecidos denotam aromas provenientes do contacto mais ou menos prolongado com as borras da segunda fermentação.

Quanto ao grau de doçura, estes espumantes são classificados como Brutos, Secos ou Meio-Secos.

    • Os vinhos espumantes brancos apresentam geralmente uma cor palha aberta. São normalmente delicados, suaves e muito frutados.
    • Os vinhos espumantes tintos apresentam geralmente a cor rubi que com o envelhecimento evolui para um tom topázio. São secos, macios, encorpados, frutados com aromas a frutos tropicais e pouco acídulos, notando-se o álcool.
    • Os vinhos espumantes rosados  são produzidos a partir de uma maceração ligeira de uvas tintas, apresenta geralmente cor levemente rosada, de bolha fina em cordão persistente. São delicados, suaves, com acidez ligeira, com aroma frutado e rico em notas de fruta vermelha.

Vinhos Tranquilos

Os vinhos brancos são de cor amarelo-palha de média intensidade.

No nariz apresentam notas de fruta madura, tropical e de caroço, presença secundária de fruta cítrica e branca.

Possuem um aroma de média intensidade.

Na boca apresentam perceção doce e alcoólica, corpo e persistência médios, com pouca acidez.

Os vinhos tintos são de cor rubi-granada de média a forte intensidade.

No nariz apresentam notas de fruta madura, como ameixa-preta, notas secundárias de fruta vermelha, madeira e fruto seco.

Possuem um aroma de média a forte intensidade.

Na boca apresentam uma perceção doce, untuosa e alcoólica, corpo e persistência médios, com pouca acidez, mínimo amargor e suave adstringência.

Os vinhos rosados apresentam uma cor rosada e são aromáticos, mas suaves e doces com acidez ligeira.

Em relação ao aroma e sabor, o vinho deve apresentar aroma e sabor jovem frutado e/ou floral quando novo, evoluindo com a idade para aromas terciários mais complexos, e com ausência de defeito marcado.

Vinhos Licorosos

Os vinhos licorosos brancos secos apresentam uma cor alambre com aroma a frutos secos.

O sabor é completamente seco, complexo e elegante e termina com um final de boca prolongado.

No caso dos vinhos licorosos brancos doces apresentam uma cor dourada, com aromas florais, a mel e geleia.

Os vinhos licorosos tintos doces apresentam cor granada escura, aroma a frutos secos e a fruta confitada, muito elegantes e macios.

Vinhos Espumantes

Os vinhos espumantes brancos apresentam geralmente uma cor palha aberta.

São normalmente delicados, suaves e muito frutados.

Os vinhos tintos espumantes apresenta geralmente cor rubi que com o envelhecimento evolui para um tom topázio. São secos, macios, encorpados, frutados com aromas a frutos tropicais e pouco acídulos, notando-se o álcool.

Produzidos a partir de uma maceração ligeira de uvas tintas, apresentam geralmente cor levemente rosada, de bolha fina em cordão persistente. São delicados, suaves, com acidez ligeira, com aroma frutado e rico em notas de fruta vermelha.

vinhos do algarve: um mundo para descobrir